segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Haiti

Vejo muita gente questionando a bondade de Deus com o que aconteceu no Haiti. Pergunto eu: O que nós fizemos pra que não acontecesse?
Há formas de medir e prever um terremoto. E mesmo se não houvesse, porque o Haiti teria que ser um país tão pobre e de construções tão vulneráveis?

Porque não há estrutura lá pra atender as vítimas? O que o resto do mundo estava fazendo que não voltou os olhos ao Haiti antes? E o restante dos países pobres e vulnráveis? O que estamos fazendo pra que o mundo seja um lugar seguro e protegido?

Deus está aqui, Ele nos deu olhos pra ver e ouvidos pra ouvir, e nós só os usamos pra alimentar nosso espírito narcisista.

Quando será o próximo grande desastre? O que vamos fazer até lá?

Já sei, não faremos nada e depois culparemos a Deus!!!

6 comentários:

  1. Fraquinha esta desculpa em...
    Até o MaC Donald ta ajudando lá, fora o Brasil q mandou tropas de paz pra lá anteriormente e aumentou as tropas agora. Não somos narcisista.
    Creio q aconteceu porque tinha q acontecer, fim dos tempos: terremotos, maremotos, filho matando pai, pai matando filho... tudo isto já esta acontecendo.
    Por isso Deus permitiu, mas mesmo assim ele é misericordioso para levantar pessoas, países e empresas para ajudar a sanar estes desastres.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lu.
    Obrigado por comentar. Quando digo que somos narcisistas, não quero dizer que não há ajuda. Mas a ajuda é pouca. Coisa normal do ser humano, na minha opinião. Mas podemos fazer mais, podemos prever e ajudar, e poderíamos ter feito mais antes. Não simplesmente donativos, mas cuidar do crescimento. Mas tudo bem, isso não se resolve nem nos países desenvolvidos...
    Quanto de nosso dia é pra nós mesmos, e quanto é pros outros? Isso enquanto o mandamento de Jesus é que amemos o próximo como a nós mesmos.
    Quanto ao fim dos tempos, não é fruto de nosso egoísmo e modo errado de viver? Ou o planeta criado por Deus é uma bomba relógio, que iria se auto-destruir de qualquer jeito? O tom do seu comentário dá a entender que essas coisas que andam acontecendo com o mundo são apenas profecias sendo cumpridas. Até são, mas quando Deus nos revelou é porque Ele sabe tudo, e não porque era o propósito dele pro mundo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leandro. Primeiro lugar obrigado por visitar meu blog e pelos seus comentários sempre bem vindos.
    Quando ao que escreveu só queria complementar dizendo que o Haití já foi considerado a Pérola das Antilhas, graças ao lucro que ele dava aos seus colonizadores. Infelizmente quando não deu mais lucro deixou de ser importante, e acabou se tornando o país mais pobre do emisfério norte. Históricamente falando, é assim que agem os países dominantes sobre suas colônias dominadas.
    Parabens pelo seu texto.
    Airton

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro,

    Cara o haití ta muito longe em ... , o maximo que posso fazer é doação mesmo. De qualquer forma em minha opinião temos que cuidar primeiro dos nossos, neste caso os muitos que perderam suas casas e tudo q tem por causa de enxentes.
    Não creio que Deus castigou o povo ou q o mundo vai se auto destruir, realmente meu comentário deu a entender isso rs, pelo contrario, acho mais facil o homem destruí-lo com o aquecimento global, bomba atômica ..., mas o que aconteceu foi permitido por Deus, talvéz pelo fato de ser um acontecimento natural, nesse ponto q eu queria chegar. Não creio que somos nacirsistas, a ONU o Brasil já estava ajudando o local, o Brasil tb foi colonia e explorado, nem por isso estamos vivendo em um caus, certo q cada caso é um caso..., mais do que nos fazermos nossa parte eles tb tem q fazer a deles.

    ResponderExcluir
  5. Fala Luciano, beleza? Valeu por comentar, acho que tá sendo muito produtiva essa discussão.
    Sobre o narcisismo, não me refiro a atual ajuda. Aliás eu nunca vi ajuda humanitária tão grande partindo do Brasil (inclusive da iniciativa privada) como nesse caso do Haiti. Mas amamos realmente ao nosso próximo como a nós mesmos? Perguntei no texto: "Qual será o próximo desastre e o que estaremos fazendo até lá?" Independende de ser no Brasil ou não, perto ou longe, será que se a TV não noticiar, se não houverem números assustadores, enfim, se algo não nos causar emoção, nós olhamos pro lado? Essa é a crítica a mim mesmo e a todos nós. Olhamos pro lado racionalmente e nos preocupamos com nosso próximo em qualquer situação e a qualquer momento? Acredito que não. Aliás, isso chega a ser uma utopia pra mim. Pra Jesus isso é um mandamento, dos mais importantes. Precisamos melhorar.

    ResponderExcluir
  6. "Quando será o próximo grande desastre? O que vamos fazer até lá?"

    Primeira pergunta respondida: Chile

    Qual sera a resposta da segunda...

    ResponderExcluir